19.12.11

D'Arga, de Sérgio Lemos

É com enorme satisfação e orgulho que apresentamos as peças D'Arga.
Estão a ser mostradas pela primeira vez e fazem parte do mais recente trabalho de Sérgio Lemos, designer/artesão português.
Vale mesmo a pena ler, mas acima de tudo apreciar as peças. E tocá-las!


About:
Da minha investigação de doutoramento sob o tema Design com Responsabilidade Social, nasceu uma linha de produtos feitos a partir da reutilização de biomassa florestal de um tipo de árvore autóctone da região da Serra d'Arga - o Castanheiro (Castanea sativa). Dar uma utilização mais digna a materiais naturais da região e despertar na população local uma nova consciência do valor das suas artes tradicionais e da sua cultura, como forma de fixação em zonas rurais e de fortalecimento económico, é uma das intenções deste projecto que a pouco e pouco se vai instalando.





















Utensílios de cozinha e de servir à mesa































A consideração do ciclo de vida de um castanheiro permitiu-me apreciar a diversidade e a riqueza do seu relacionamento com a vida humana. Desde a plantação até ao aproveitamento derradeiro, esta árvore majestosa deu-me, em forma, em matérial e em simbolismo uma pluralidade de valores que considero importante preservar. Numa primeira fase do processo, recolhi os ramos  e dei-lhes forma de utensílios de uso comum: bancos ou pequenas mesas, utensílios de cozinha e de servir à mesa, peças de quarto de banho e cabides.


Cabides




















Acessórios de casa de banho




 
 
 
 
 
 
 
 
 
O castanheiro, ao longo do seu ciclo, relacionou-se e falou com o artesão. Este aprendeu a desenhar com a natureza e em cima daquilo que a natureza tinha desenhado, e descobriu que, num determinado ponto do processo, a matéria ganha uma nova expressão. Adquire uma ressonância que ajuda a contar pequenas histórias enraízadas numa realidade quotidiana, criando produtos capazes de envelhecer graciosamente e de criar vínculos duradouros com os seus utilizadores. Peças capazes de veicular mensagens com repercussões globais e valores maiores, histórias que falam das ecologias pessoais, do valor das coisas que já existem, do optimismo e da vida.
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sérgio Lemos
Dezembro de 2011
Covas, Serra D’Arga - Portugal
 
Disponíveis na loja de Santos Pousada e de Miguel Bombarda :)

Sem comentários: