19.12.11

D'Arga, de Sérgio Lemos

É com enorme satisfação e orgulho que apresentamos as peças D'Arga.
Estão a ser mostradas pela primeira vez e fazem parte do mais recente trabalho de Sérgio Lemos, designer/artesão português.
Vale mesmo a pena ler, mas acima de tudo apreciar as peças. E tocá-las!


About:
Da minha investigação de doutoramento sob o tema Design com Responsabilidade Social, nasceu uma linha de produtos feitos a partir da reutilização de biomassa florestal de um tipo de árvore autóctone da região da Serra d'Arga - o Castanheiro (Castanea sativa). Dar uma utilização mais digna a materiais naturais da região e despertar na população local uma nova consciência do valor das suas artes tradicionais e da sua cultura, como forma de fixação em zonas rurais e de fortalecimento económico, é uma das intenções deste projecto que a pouco e pouco se vai instalando.





















Utensílios de cozinha e de servir à mesa































A consideração do ciclo de vida de um castanheiro permitiu-me apreciar a diversidade e a riqueza do seu relacionamento com a vida humana. Desde a plantação até ao aproveitamento derradeiro, esta árvore majestosa deu-me, em forma, em matérial e em simbolismo uma pluralidade de valores que considero importante preservar. Numa primeira fase do processo, recolhi os ramos  e dei-lhes forma de utensílios de uso comum: bancos ou pequenas mesas, utensílios de cozinha e de servir à mesa, peças de quarto de banho e cabides.


Cabides




















Acessórios de casa de banho




 
 
 
 
 
 
 
 
 
O castanheiro, ao longo do seu ciclo, relacionou-se e falou com o artesão. Este aprendeu a desenhar com a natureza e em cima daquilo que a natureza tinha desenhado, e descobriu que, num determinado ponto do processo, a matéria ganha uma nova expressão. Adquire uma ressonância que ajuda a contar pequenas histórias enraízadas numa realidade quotidiana, criando produtos capazes de envelhecer graciosamente e de criar vínculos duradouros com os seus utilizadores. Peças capazes de veicular mensagens com repercussões globais e valores maiores, histórias que falam das ecologias pessoais, do valor das coisas que já existem, do optimismo e da vida.
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sérgio Lemos
Dezembro de 2011
Covas, Serra D’Arga - Portugal
 
Disponíveis na loja de Santos Pousada e de Miguel Bombarda :)

13.12.11

PX-0 by AIAIAI and Teenage Engineering














The PX-0 was designed in collaboration with the Swedish company Teenage Engineering and the aesthetics of the earphone follows the same design-ethos as their OP-1 synthesizer. The sound has been tuned by AIAIAI and focused on a full spectrum sound with an emphasis on the low- and mid-range frequencies making the synth notes stand out in full clarity.















Compatible with iPhone, iPad, iPod
Microphone & controller for handling volume, pause/play and answering the phone.
9mm driver delivers detailed, full-spectrum sound
Soft, lightweight color-graded 2mm cables

















Driver Unit Size _ 9mm
Speaker Impedance _ 16 ohm
Product Sensitivity _ 96+/--3dB - 1kHz
Product Frequency Response _ 20--20kHz
Maximum Power Input _ 5mW
Microphone Supply Voltage _ 1.5 - 3.6 V




























enjoy the sound :)

9.12.11

FACTORY_ Júlio Dolbeth

A exposição de ilustração e instalação do Júlio Dolbeth continua a laborar a todo o vapor!
Uma verdadeira FACTORY!



































About:
Era tarde de seis da manhã quando se levantou naquela aurora húmida de dia frio de Novembro. E como todos os dias frios de Novembro, resignava-se à sua sorte sem soltar um "ai" nem deixar rolar uma das suas lágrimas secas de resignação. Vestia-se rapidamente de roupa de trabalho do dia anterior ainda a cheirar a chapa humedecida, calçava as suas velhas botas de trabalho cor de cinza triste e saía. Percorria os caminhos de lama faúlha e árvores mecânicas com seiva de óleo queimado e ramos com restolho de rodas de comboios férreos em musculados carris polidos. Podia ser uma caminhada de quilómetros. Ou podia ser uma caminhada de alguns metros. Não se lembrava. Resignava-se com a justiça injusta do sol a sol. Lá à frente, o seu destino indiferente... a caixa fábrica monstruosa de tijolo outrora vermelho que agora fingia ser de Ferruginosa madeira. Era então que iniciava o seu ritual de movimentos oscilantes de rótulas de rolamentos desgastados pelos anos com a definição metalúrgica de troncos irrigados pela natureza ainda por morrer. E nas faíscas de cada rolamento das suas rótulas, recordava-se das cinzas do teu olhar. Quase chorava. Quase desistia. Quase deixava transformar-se em cinza. Mas resignava-se e, com a força de um robusto maquinista a carvão, lutava pelo naco de pão que levava para casa no cedo das seis da tarde de final de dia frio de Novembro. Então, no final, no final, com um suspiro de espesso fumo irrespirável, segurava finalmente o envelope encardido de amarelo oleado de papel velho. Quase sorria com a recordação da tua existência para esconder as lágrimas secas de resignação. As tuas palavras não se desvaneciam; as tuas palavras continuavam vivas no silvo da fricção nos carris desgastados da idade suja do carvão.

Rui Sousa Silva
















Para os que gostam de apreciar e para os que gostam de oferecer obras de arte, recomendamos vivamente a visita!
Até 7 Janeiro 2012.

enjoy :)

7.12.11

Escentric Molecules is BACK!

Que saudades da Escentric Molecules...
Chegou a nova série 03!
















About:
Escentric Molecules 03
The launch of the third pair of scents from Escentric Molecules takes the runaway success story of the niche fragrance world back to its roots literally. As with the first two pairs, launched in 2006 and 2008, Schoen has designed two scents as an homage to a single scent ingredient, or aroma-chemical. The aroma-chemical this time is vetiveryle acetate, a refined vetiver note which is celebrated at its purest in Molecule 03.

E para recordar a série 02 e 01 aqui ficam as imagens!















Venham conhecer... ÚNICOS, mesmo!
















O nose da marca, o senhor Geza Schoen.