11.4.13

EXPOSIÇÃO / MIGUEL BONNEVILLE



//////////////////////////////////////////

WHEN THIS KIND OF FIRE STARTS

//////////////////////////////////////////


EXPOSIÇÃO / MIGUEL BONNEVILLE

INAUGURAÇÃO / 4 DE MAIO / MUNDANO GALERIA / 17H


_______________


‘O desejo de viver é uma decisão política.’
Raoul Vaneigem



Após anos a negociar com a morte, em 2002 decidi que não me iria matar. Dez anos depois, em Março de 2012, anunciei a morte de Miguel Bonneville – a conclusão de uma série de performances homónimas que se baseavam directamente na minha biografia, e que estavam intimamente ligadas ao meu passado.
Encenei a minha morte e o meu funeral, e agora movo-me inexoravelmente em diante, sem rastos de nostalgia ou de remorsos. Recomeçar é o privilégio de um suicida que não morre.
As obras apresentadas em 'when this kind of fire starts' são visões solitárias sobre a fragilidade de um recomeço, obras de uma natureza insular que se desdobram na procura de outras saídas, de outros caminhos passíveis de serem percorridos. São como páginas arrancadas de um diário que se apresentam como um gesto de libertação - que por mais ‘em bruto’ que seja – nos revela uma mensagem pessoal, um processo de triagem, um desejo de sabotar e expor o peso da vida e da ordem sociais.
Cada obra pode ser vista como uma voz denunciante, conduzida por um desespero individual, que diz: enquanto nos recusarmos a reconhecer os gestos dos outros, continuaremos a perpetuar a nossa condição de objectos e, consequentemente, a humilhação inerente à mesma.
when this kind of fire starts marca o reinício de uma consciência de que, mais do que nunca, o pessoal é politico, e que ‘o caminho da simplicidade é o mais tortuoso de todos’.

Miguel Bonneville
Abril 2013


_______________


CURADORIA / SOFIA DE EÇA




+ info

www.miguelbonneville.com
www.mundano.pt



Sem comentários:

Ocorreu um erro neste dispositivo